Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Divida de condomínio

Saiba os riscos de que os devedores de condomínio correm

Publicado por Forlin Advogados
há 5 anos

Desde 2016, o processo judicial de cobrança de contas condominiais é mais rápido, pois o Novo Código de Processo Civil permite que os condomínios ingressem direto com ação de execução para a cobrança da dívida, sem a necessidade de passar por todos os ritos comuns de um processo judicial de conhecimento.

O condômino devedor corre o risco, inclusive, de ter seu apartamento (ou outros bens, caso existentes) penhorado, ainda que seja seu único imóvel.

Além disso, em recente decisão, o STJ entendeu que é possível incluir no processo de execução de dívida condominial parcelas que ainda não venceram. Na prática, é possível que o devedor seja cobrado inclusive as parcelas vencidas e não pagas no curso do processo mesmo que não tenham sido objeto específico da ação.

Considerando o alto risco de não pagar o condomínio, o ideal é que quem está em atraso, procure um advogado de confiança, para tentar negociar o pagamento junto ao condomínio antes deste ingressar com a ação judicial de execução.

  • Publicações27
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divida-de-condominio/753086547

Informações relacionadas

WRG Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Cobrança judicial de condomínio

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Ação de execução para cobrança de crédito

Danielle Bezerra, Advogado
Notíciashá 5 anos

Condomínio - Direitos e Deveres

Vitória Oliveira, Advogado
Modeloshá 2 anos

Procuração para Inventário e Partilha

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)